31 de março de 2011

NBA imperdível nesta quinta

Duas partidas prometem esticar a noite de hoje para os amantes do basquete. Às 21:00h o Boston Celtics vai até San Antonio, enfrentar o líder do campeonato, os Spurs, com transmissão do canal Space. Verdade que os dois times não enfrentam uma boa fase, o Boston mandou embora seu pivô titular Kendrick Perkins e sofre com as contusões de Shaquille e Jermaine O'Neal, este último previsto para retornar hoje. Se perderem este jogo, os Celtics caem para a terceira posição na Conferência do Leste e passam a se deparar com a perspectiva de disputar a segunda rodada dos playoffs na casa do Miami Heat.

Do outro lado, o San Antonio não contará com Tim Duncan e Manu Ginobili, e possivelmente nem com seu principal pontuador, Tony Parker. Depois de quatro derrotas seguidas, os Spurs começam a ser ameaçados pela possibilidade de perderem a liderança do campeonato para o Lakers ou para o Chicago Bulls, e precisam voltar a ganhar. Como atração extra, o brasileiro Tiago Splitter, que vem recebendo elogios por suas últimas atuações, deve começar a partida em quadra.

Mais tarde, às 23:30h e com transmissão só pela internet, o Los Angeles Lakers recebe o Dallas Mavericks, em uma disputa que vale a segunda colocação na Conferência do Oeste, e o mando de campo em possível embate nas semifinais de conferência. Vale a pena sacrificar o sono.

Fim de semana decisivo no NBB

Primeiro de abril será dia da verdade no NBB, o campeonato brasileiro de basquete, com a realização da penúltima rodada da fase de classificação. Serão sete jogos, todos às 20h, exceto pela partida entre Brasília e Univille, transmitida pelo SporTv uma hora mais cedo. No domingo, dia 3, os últimos sete jogos que definirão quem avança para a fase final.

A fórmula de disputa do NBB é peculiar. Depois desta fase classificatória, na qual todos os quinze times se enfrentam em turno e returno, os doze melhores classificados avançam, seguindo modelo de competição eliminatória:
  • os quatro primeiros pulam direto para as quartas-de-final;
  • os classificados do 5º ao 12º lugar disputam a fase de oitavas-de-final;
  • nas oitavas, o 5º lugar enfrenta o 12º, o 6º pega o 11º e assim por diante;
  • os confrontos são diretos, sempre em melhor de cinco partidas;
  • o time de melhor classificação joga três partidas em casa (a segunda, a terceira e a quinta) e duas na casa do adversário (a primeira e a quarta);
  • quem vencer três partidas avança para a próxima fase;
  • nas quartas-de-final, os quatro primeiros colocados enfrentam os quatro times que avançaram nas oitavas;
  • os confrontos são sempre definidos pela classificação. Ou seja, o 1º colocado enfrenta o time com a pior campanha na primeira fase entre aqueles que avançaram nas oitavas, e assim sucessivamente;
  • nas semifinais adota-se a mesma fórmula, os confrontos são decididos pela classificação. O melhor classificado enfrenta o pior classificado, sempre no confronto em cinco partidas;
  • a final também é em cinco partidas, o melhor classificado jogando três partidas em casa.
Embora um pouco complexo, o sistema garante a emoção de ver os times se enfrentando pela sobrevivência no campeonato, em múltiplas partidas. E com o equilíbrio apresentado pelas equipes nesta temporada, a expectativa é por jogos de tirar o fôlego.