30 de agosto de 2010

Quase revivemos o pan de 1987

O Brasil esteve a dois lances-livres de levar o jogo contra os EUA para a prorrogação e buscar uma vitória contra a seleção da NBA. Tudo bem, não é propriamente a seleção da NBA, mas estão lá Kevin Durant, cestinha da última temporada, Derrick Rose e Chancey Billups. E o Brasil jogou sem Anderson Varejão, que continua se recuperando de uma torção no tornozelo. E nossa seleção poderia ter ganho, especialmente por ter mostrado uma defesa tão sólida. Até a metade do terceiro quarto o jogo foi brasileiro e os EUA chegaram a ficar oito pontos em desvantagem. Só passaram à frente depois de marcarem oito pontos seguidos, virando o placar em 55 a 50. O Brasil ainda empatou em 62 a 62, a pouco mais de oito minutos do final do jogo, mas não conseguiu retomar a liderança.

Faltando 10 segundos Alex pegou o rebote de um arremesso de três de Billups e passou para Marcelo Huertas, que atravessou a quadra e penetrou no garrafão, recebendo uma falta a três segundos do fim. Infelizmente errou o primeiro lance-livre e no segundo foi obrigado a forcar o rebote, que ele mesmo pegou e passou para Leandrinho embaixo da cesta. Por um triz o arremesso de Leandrinho, bastante desequilibrado e com Kevin Love em suas costas, não caiu e provocou a prorrogação. No final 70 a 68 e o doce amargo de quase ter surpreendido os EUA mais uma vez, como no Pan-americano de 1987, embora a vitória hoje não tenha parecido nada impossível. Especialmente se o Brasil não tivesse insistido tanto nos arremessos de três pontos: as últimas sete tentativas de três foram desperdiçadas, incluindo uma sequência de quatro bolas de três no espaço de 1:25m.

Destaque para Marquinhos, que foi o cestinha brasileiro com 16 pontos e seis arremessos convertidos em oito tentados, um aproveitamento fantástico de 75%. Kevin Durant marcou 27 pontos, pegou 10 rebotes e jogou uma barbaridade. As análises nos principais sites destacaram a atuação brasileira, e o site da NBA chegou a colocar em dúvida o favoritismo norte-americano:
- BasketBrasil
- FIBA (em inglês)
- LNB
- NBA (em inglês)

Nenhum comentário: