16 de agosto de 2010

Um resumo das últimas semanas

Fora do ar por umas semanas, vamos a um resumo do que andou acontecendo no mundo do Basquete. O fato mais importante, sem dúvida, foram os jogos da seleção masculina, com a presença dos jogadores brasileiros da NBA. O Brasil venceu com muita facilidade Venezuela e Angola pelo Torneio Super Four em Brasília. Nêne não jogou e Tiago Splitter disputou apenas a primeira das partidas. Os jogos foram em ritmo de treino, especialmente o primeiro, mas já foi possível perceber que os reservas brasileiros terão muita dificuldade para manter o nível do time titular.

Em seguida a seleção embarcou para Nova Iorque para disputar partidas contra China (vitória fácil), e Porto Rico - uma partida esquisita com placar baixo e derrota brasileira em exibição péssima. E agora se encontra em Logroño, na Espanha, para mais um torneio amistoso contra Argentina e a seleção da casa. O primeiro jogo é hoje, contra nossos hermanos, às 15:30h de Brasília (20:30h horário local). Dá para acompanhar as informações do jogo ao vivo pelo http://baloncestoenvivo.feb.es/. Nenê e Splitter continuam sem jogar, pois ainda se recuperam de lesões, mas estes dois jogos devem ser bem mais interessantes.

A seleção feminina conquistou neste fim de semana o título sul-americano com uma inacreditável facilidade: o jogo mais disputado do time brasileiro foi a final contra a Argentina, conquistada por "apenas" 26 pontos de diferença (94 x 68).

Na NBA tudo mais ou menos calmo enquanto os EUA se voltam para sua seleção nacional, que neste fim de semana bateu a França por 30 pontos e a China por quase 50. Não é o Dream Team, especialmente depois que perdeu seus pivôs por lesões, mas o time de Kevin Durant, Chauncey Billups e Derrick Rose ainda é o favorito para o título mundial.

Por último: para quem, como eu, não pôde vivenciar o passado glorioso do basquete brasileiro, é surpreendente saber que Ubiratan Maciel se tornou o segundo brasileiro a entrar para o Hall da Fama norte-americano. Veja a reportagem no blog de Guilherme Buso e o perfil do Bira no Hall of Fame. Surpreendente, no caso, é conhecermos tão pouco sobre uma história razoavelmente recente de nosso esporte, que ganha mais destaque no exterior do que no Brasil.

Nenhum comentário: