17 de fevereiro de 2011

Amarelos amarelados, gatos pingados e gaiatos, e o que há de melhor

1. Pelos noticiários parece que o Los Angeles Lakers chegou ao fundo do poço, mesmo sendo o sexto melhor time da NBA. Para quem ganhou os dois últimos campeonatos, um fraco desempenho contra os melhores times e uma sequência de três derrotas são o fim do mundo. Mas de fato o Lakers está demonstrando uma apatia irritante e não consegue convencer. Ontem perderam para o pior time da NBA, que acabara de bater o recorde de derrotas seguidas e que fora batido por 55 (!!) pontos de diferença em Los Angeles. A repercussão foi grande:
2. O blog Rebote mostra que o público pagante da partida que deu a liderança do NBB ao Flamengo foi de apenas 17 pessoas, e explica o porquê. Não, não faltou um zero, foram dezessete pessoas mesmo. Se o público é pequeno, seria menor ainda descontando os gaiatos que vão aos jogos só para tumultuar.

3. Casa cheia veremos hoje no United Center, em Chicago, quando o Bulls, o time mais empolgante do momento, receberá o San Antonio Spurs, líder do campeonato, com transmissão pelo Space. Vale a pena conferir Derrick Rose; o armador do Chigaco está jogando um basquete tão vibrante e bonito que é difícil não torcer por ele. E no fim de semana o público estará em Los Angeles, não para ver o errático Lakers, mas para acompanhar o All-Star Game e suas atrações. A programação começa na sexta-feira e se estende até domingo, quando o horário de verão acaba e os jogos ficam uma hora mais cedo.

14 de fevereiro de 2011

Resultados do fim de semana

Enquanto o Brasília viajava para a Argentina para ser eliminado da Liga das Américas, torneio sem nenhuma repercussão e que embola o calendário brasileiro, Pinheiros e Flamengo cuidavam de vencer seus jogos e assumiam a primeira e segunda colocação do NBB. O Brasília caiu para terceiro pelos critérios de desempate, embora tenha o mesmo número de derrotas (4) do líder e vice-líder.

Nos Estados Unidos, Boston, Miami e Chicago estão travando uma disputa saborosa pela supremacia na Conferência do Leste. Os Celtics perderam a liderança e a partida para o Lakers na quinta-feira - em uma bela e rara atuação do time de Los Angeles - mas no domingo venceram o Miami Heat pela terceira vez e voltaram ao topo com 14 derrotas contra 15 do supertrio de Miami. E o Chicago vem soltando fumaça pela boca - logo atrás com 16 derrotas - o que torna o jogo de quinta contra o San Antonio Spurs imperdível (23:00h no Space).

No Oeste, disputa mesmo só pelo segundo lugar, já que os Spurs estão sete vitórias à frente do Dallas. Os Mavericks ganharam 9 de seus últimos 10 jogos e, após a derrota do Lakers para o Orlando Magic neste domingo, acumulam uma derrota a menos que o Lakers e três a menos que o quarto colocado, o Oklahoma City Thunder.

7 de fevereiro de 2011

Os jogos da semana

Hoje a semana começa com a possibilidade de um novo recorde na NBA, conforme relata o blog Rebote. Tem, ainda, a segunda partida de uma sequência imperdível de jogos do Lakers como visitante. Depois de bater o Hornets em Nova Orleans, os atuais campeões enfrentam hoje o Memphis Grizzlies, às 23:00h; na quinta vão a Boston encarar o Celtics com transmissão do Canal Space (23:00h); na sexta emendam contra os Knicks, em Nova Iorque (ESPN - 23:00h); e o domingo ainda reserva um duelo contra o Orlando Magic (18:30h).

A terça-feira deve ser recheada de enterradas no jogo entre Dwight Howard e Blake Griffin, às 22:00h - só pela internet. Uma hora depois o Esporte Interativo transmite Oklahoma City x Memphis.

Quarta-feira sem nada de excepcional além do duelo entre Chicago Bulls e Utah Jazz (à meia-noite), quando será possível comparar Deron Williams, considerado o melhor armador até pouco tempo atrás, e Derrick Rose, que lhe roubou o título.

Na quinta, rodada dupla no SporTv: Assis x Paulistano/Amil (16:00h) e Itabom/Bauru x Pinheiros/Sky (19:00h), além do confronto Lakers x Celtics (23:00h).

E na sexta, repeteco no SporTv com os mesmos quatro times, o Bauru pega o Paulistano, às 16h, e o Assis encara o Pinheiros, às 19h. Repeteco para o Lakers também, na ESPN contra o Knicks.

NBB embolado

Com a derrota do Brasília para o Limeira e vitórias do Pinheiros e Uberlândia, as primeiras colocações do NBB ficaram bem disputadas. O Flamengo é o novo líder, mas passou o fim de semana sem jogar continua com três derrotas (e três jogos disputados a menos). Pinheiros, Brasília e Franca têm quatro derrotas cada, e o Uberlândia aparece na quinta posição com cinco fracassos.

Lembrando que o regulamento deste ano prevê a classificação direta dos quatro primeiros colocados para as quartas-de-final. Já os times classificados do 5º ao 12º lugar disputam uma etapa a mais. Ou seja, ficar entre os quatro primeiros, além de dar a vantagem de decidir em casa, evita a possibilidade de eliminação numa disputa de oitavas-de-final.

Lugares vazios

Correndo os olhos pelas notícias deste fim de semana, duas imagens chamam a atenção: a do jogo entre Flamengo e Capitanes de Arecibo, pela Liga das Américas, e a divulgação da Copa Brasil Sudeste, partida entre Rio Claro e Cabo Frio.
A primeira deveria ser a principal competição internacional das Américas, a segunda é uma espécie de segunda divisão do campeonato brasileiro. O que elas têm em comum? Mais lugares vazios do que gente. Enquanto não houver um planejamento nacional para o esporte, com calendários e competições alinhadas, e uma fórmula que estimule a participação do público, o espaço na mídia continuará insignificante.