Dia 30 de junho a Seleção Brasileira masculina sub-18 (jogadores que completam 18 anos ou menos em 2010), conquistou o vice-campeonato da Copa América, perdendo a final por 78 a 81 para os Estados Unidos, em uma partida equilibrada, decidida somente no final. O resultado classificou o Brasil para o Mundial da categoria, disputado sempre no ano seguinte ao da Copa América, e por isso mesmo com limite de idade de 19 anos.
O resultado me surpreendeu um pouco, pois o senso comum nos faz imaginar que o time norte-americano deveria passar com facilidade pelo Brasil, dada a diferença de nível entre os dois países. Resolvi, então, ver como o Brasil se saiu nos últimos mundiais para esta faixa etária.
Desde 1991 foram disputados seis mundiais, a cada quatro anos até 2007, e, de lá pra cá, a cada dois anos. Dos seis mundiais, o Brasil só participou de três, com o sétimo lugar em 1991, a oitava posição em 1999 e um honroso quarto lugar em 2007. Desempenho mediano, sem muito brilho, especialmente porque ficamos de fora da última competição, mantendo o padrão montanha-russa de se classificar para um mundial e perder o seguinte.
E os EUA? Conquistaram dois ouros e duas pratas nestes últimos seis mundiais, e são os atuais campeões. Será que o time brasileiro sub-19 vai fazer história em 2011? Infelizmente acho mais provável que os norte-americanos tenham enviado um time B para a Copa América.
Nenhum comentário:
Postar um comentário