8 de setembro de 2010

Sérvia e Turquia

A Sérvia reforçou a impressão de ser uma seleção muito consistente e despachou a Espanha, que não parece no melhor de sua forma. O jogo foi muito movimentado e disputado, mas não igualou a qualidade técnica de Brasil contra Argentina. Na verdade, em alguns momentos as jogadas se criaram em lances individuais com mais raça que técnica, porém os minutos finais foram de tirar o fôlego. A Espanha se recuperou de um déficit de oito pontos faltando três minutos e meio para empatar com uma cravada sonora de Marc Gasol a 25 segundos do final.

No lance seguinte a Sérvia trabalhou a bola até o limite, e, faltando pouco mais de três segundos para acabar o jogo, o armador Teodosic fez o inacreditável. Apesar de ter acertado apenas 1 de seus 7 arremessos de três até aquele momento, disparou um petardo dois metros atrás da linha de três pontos, e a bola deslizou com precisão para dentro da cesta. A Espanha ainda teve uma última chance com Garbajosa, mas a bola escapou de suas mãos. Fim de jogo e disputa de quinto a oitavo para os espanhóis.

No outro jogo desta quarta, a Turquia sufocou a Eslovênia no primeiro período com uma defesa bem agressiva e muita velocidade nos contra-ataques e na movimentação de bola. Abriu 13 pontos e manteve o ritmo no segundo quarto, fechando em 50 a 31. No segundo tempo a história foi a mesma, muito vigor físico na defesa e velocidade no ataque, e os donos da casa venceram por trinta pontos.

Despertou atenção o sistema defensivo turco, extremamente agressivo e pró-ativo. Além da participação efetiva dos grandalhões Semih Erden (2,11m) e Omer Asik (2,14m) na defesa, distribuindo tocos e limpando as bolas do aro, e no ataque, com pontes aéreas, tapinhas e enterradas.

Sérvia e Turquia se enfrentam neste sábado, ao meio-dia, na verdade às 15:30h horário de Brasília.

Nenhum comentário: