8 de outubro de 2010

Começos bem distintos

Qual a melhor estratégia, uma pré-temporada forte, começando o campeonato quase a 100%, ou um início bem lento para chegar na melhor forma só nas finais? Miami Heat e L.A. Lakers exemplificam os dois extremos na NBA. Enquanto o time do sul da Florida começou embalado, com treinamentos fortes e uma vitória contundente sobre o Detroit Pistons na primeira exibição, a equipe de Los Angeles parece ainda de férias: duas derrotas em duas partidas, em apresentações muito ruins.

O Miami talvez precisasse de um bom começo, principalmente depois das inúmeras críticas a LeBron James e de toda expectativa criada em torno de seu supertime. Não desapontaram, James e Chris Bosh jogaram uma barbaridade, e Dwyane Wade até se contundiu nos primeiros minutos da partida. Confirmou-se a impressão de que estarão mesmo disputando o título.

No Lakers, a principal estrela acaba se sair de uma cirurgia e ainda não está nem em ritmo de treino. Em duas exibições na Europa os atuais campeões americanos jogaram abaixo da crítica e perderam para o Barcelona, a primeira vez em mais de trinta anos que um time da NBA perde para uma equipe estrangeira.

No Brasil temos os dois extremos representados, de um lado, pelas equipes paulistas que disputam um fortíssimo campeonato estadual, e, do outro, por equipes como o Brasília, cuja pré-temporada ainda está quase parada. Se valer o histórico, o Brasília esteve nas últimas quatro finais, e ganhou dois títulos. Para completar, no último campeonato da NBA o Cleveland vinha a todo vapor e não chegou sequer na final de conferência. Perdeu para o Boston Celtics, que fez uma temporada bem mediana e foi tachado como um time velho, mas chegou à final e quase leva o título.

Nenhum comentário: