8 de junho de 2011

No melhor jogo da série até o momento, o pior desempenho de Dirk Nowitzki, pelo menos do ponto de vista estatístico. As notícias de que o jogador alemão enfrentou sinusite e febre ao longo do dia parecem explicar o aproveitamento pífio nos arremessos: depois de acertar os três primeiros, Nowitzki errou 13 das 15 tentativas seguintes. Jason Kidd não estava doente, mas passou o jogo em branco e ainda cometeu mais erros (4) do que distribuiu assistências (3). Ainda assim o Dallas conquistou a imprescindível vitória por 86 a 83, empatando o confronto em 2 a 2.

E a vitória veio graças a três fatores:
  1. as performances de Jason Terry, Shawn Marion e Tyson Chandler, que juntos marcaram 46 pontos com aproveitamento de 50%. Chandler também contribuiu com 16 rebotes, sendo 9 ofensivos, dois deles vindo nos minutos decisivos.
  2. A postura defensiva do Dallas, que alterou a dinâmica do ataque do Miami, fazendo com que Dwyane Wade e LeBron James tivessem mais dificuldade para penetrar no garrafão.
  3. E no final, Dirk Nowitzki mostrou que, com febre ou sem febre, é uma arma letal. Com um ponto na frente e 29 segundos no placar, o Mavericks entregou a bola à sua principal estrela, que novamente decidiu o jogo em uma infiltração e bandeja que pareciam um espelho da jogada que venceu a partida de número 2.

Pelo Heat, Dwyane Wade é a constante. Ontem foram 32 pontos e 65% de aproveitamento, uma performance ligeiramente acima de sua média nestas finais. Também constante é a capacidade do Miami de desperdiçar a liderança no final das partidas. No jogo 2 foram 15 pontos, no jogo 3 outros 13 pontos que quase terminam em prorrogação. E ontem a liderança chegou a nove no quarto período, antes da reação que levou o Dallas a empatar a série.

LeBron James marcou apenas 8 pontos e pouco contribuiu nos momentos decisivos, tentando apenas um arremesso no último quarto. É bem verdade que contribuiu com 7 assitências e nove rebotes, mas isto é muito pouco para quem colocou o time nas costas, e o Chicago no bolso, na final da Conferência Leste.

Próxima partida nesta quinta, às 22:00h (ESPN e ESPNHD), e o Dallas ainda continua com a obrigação de ganhar se quiser ter uma chance real de conquistar o campeonato.

Nenhum comentário: