9 de junho de 2011

Um jogo que pode decidir a série

O empate em 2 a 2 indica que está tudo igual nas finais da NBA, mas apenas na teoria. Os dois times estão em momentos diferentes, e com perspectivas distintas. Para o Dallas a vitória hoje, às 22:00h (ESPN e ESPNHD), é essencial para suas aspirações ao título. Este é o último jogo em seu ginásio e, se perder, o Mavericks será obrigado a vencer as duas partidas seguintes em Miami, tarefa mais que indigesta. Além do mais a confiança da equipe vem crescendo, na terça-feira conseguiram a vitória apesar de uma atuação irregular de sua principal estrela, e da performance desastrosa de seu armador, Jason Kidd. Se jogarem da mesma forma, com uma contribuição melhor destes dois, só verão o Miami pelo retrovisor.

O Heat, por sua vez, tem o conforto de poder perder hoje para decidir as duas últimas partidas em casa, onde seu favoritismo é mais claro. Porém a equipe sofreu um abalo em sua confiança, e o domínio que exercia na série esbarrou em uma defesa muito mais determinada e efetiva do Dallas. Dwyane Wade jogou excepcionalmente, Chris Bosh deu sua contribuição, e ainda assim o Miami perdeu o último jogo. A noção de que bastavam duas das três estrelas jogando bem para garantir a vitória se desfez. Para acrescentar, LeBron James vem sendo mais criticado que o Palocci nestes últimos dois dias, apontado como o principal responsável pelo apagão do Heat no último quarto.

John Schumann, analista da NBA, mostra que Dirk Nowitzki marcou nestas quatro primeiras partidas 44 pontos, considerando só o quarto período. Dwyane Wade, por sua vez, marcou 30 pontos, mas James anotou apenas 9. Nos momentos decisivos (últimos cinco minutos de cada jogo, com diferença de cinco pontos ou menos no placar), Nowitzki tem a impressionante marca de 7 arremessos convertidos em 11 tentativas (22 pontos). Já LeBron James errou todos suas cinco tentativas nesta situação.

Uma vitória do Dallas neste jogo 5 pode gerar uma crise entre as duas superestrelas do Miami, uma briga de egos entre Wade, o nome das finais, e James, que vai ganhando o carimbo de amarelão, e provocar uma virada de momento. De toda forma a partida de hoje parece ser mais decisiva do que se esperava para uma disputa tão equilibrada.

Nenhum comentário: