Em outubro de 2010 chamei a atenção para uma postura duvidosa da Liga Nacional de Basquete sobre casos de indisciplina cometidos no campo adversário. O exemplo que salta aos olhos foi a confusão na final da temporada passada, quando os jogadores do Flamengo iniciaram uma briga após o término da partida contra o Brasília, na Capital Federal. O Brasília foi imediatamente punido com a perda do mando de campo no jogo decisivo, mas os jogadores do Flamengo tiveram o julgamento adiado e a pena reduzida para a ridícula suspensão de uma partida no início da temporada seguinte.
A consequência foi nova confusão envolvendo os mesmos jogadores do Flamengo, outra vez após derrota na casa do adversário. O vídeo mostra claramente o jogador Marcelinho fazendo uma falta violenta em Fernando Penna, do Franca, e logo em seguida partindo para cima dele e colocando o dedo em sua cara. Fernando não esboça nenhuma reação e se mostra surpreso com a atitude do adversário. Os jogadores do Flamengo continuam com a ação hostil e são contidos pelos juízes e pelos seguranças. Marcelinho ainda desfere um safanão no juiz que tentava segurá-lo.
Logo em seguida a arbitragem se mostra tolerante com a bagunça marcando apenas uma falta técnica em Marcelinho e outra em Fernando Penna (que não fez absolutamente nada). E o site da Liga Nacional divulga a notícia sobre a partida sem fazer nenhuma menção ao episódio (veja aqui), enquanto o blog oficial da LNB minimiza a atitude dos jogadores e critica a entrada de seguranças na quadra para conter a briga.
Esconder a notícia que foi imediatamente divulgada no site do Globoesporte - inclusive com o vídeo dos acontecimentos - traz uma péssima imagem para uma entidade que se autointitula "baseada no que há de mais moderno e bem-sucedido no conceito de gestão esportiva". Agora a LNB precisará mostrar sua seriedade e aplicar uma punição exemplar aos jogadores reincidentes, sob o risco de assistirmos episódios ainda piores nos playoffs do ano que vem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário