Nesta terça teremos a primeira partida das finais da NBA, um confronto muito aguardado entre o Dallas Mavericks e o Miami Heat. O formato da final é em melhor de sete partidas, mas a ordem dos jogos muda ligeiramente. Os primeiros dois jogos são no território da equipe de melhor campanha - o Miami, que ganhou um jogo a mais durante a fase de classificação. O terceiro e quarto jogos serão em Dallas, assim com o quinto, caso haja necessidade. Se a série se estender até as partidas de número 6 e 7, o Miami decide em casa.
Neste formato o Dallas tem boas chances se conseguir arrancar pelo menos um dos dois primeiros jogos fora de casa, e a equipe vem embalada em uma sequência de cinco vitórias consecutivas na quadra dos adversários (o sexto jogo contra o Portland, os dois contra o Lakers e os dois contra o Thunder). Por outro lado o Miami ainda não perdeu nestes playoffs jogando diante de sua torcida, com sua defesa sufocante não permitindo mais que 93 pontos de nenhum adversário.
Cada time tem um jogador absolutamente fora de série. Dirk Nowitzki vem jogando de forma soberba, com 28,4 pontos por partida nestes playoffs, e aproveitamento de 52% nos arremessos. E nos momentos decisivos a bola chega em suas mãos e ele resolve. Pelo Miami, LeBron James tem feito a mesma coisa, assumindo o papel de matador. Contra o Chicago, o Heat virou as duas últimas partidas graças a LeBron, que está anotando 26 pontos em 46% de aproveitamento.
As semelhanças entre os times acabam por aí. O Dallas tem o ataque mais eficiente dos playoffs, joga muito bem em cinco contra cinco e seu elenco envolve pelo menos oito jogadores com poder ofensivo. O Miami atua com base em uma defesa muito agressiva propiciando contra-ataques, situação em que conseguem explorar ao máximo a velocidade e versatilidade de seu trio de estrelas. No jogo em meia-quadra a tática é colocar a bola na mão de LeBron ou Wade para que eles criem pontos ou assistências. Quando isto não dá certo Chris Bosh assume, e, eventualmente, algum outro jogador surpreende.
As previsões oficiais estão dando a vitória para o Miami, e há ainda a estatística de que o melhor classificado perdeu apenas 23% da finais disputadas nos últimos 25 anos. Mas Charles Barkley, que já acertou a vitória do Memphis contra o Spurs, a eliminação do Lakers, e a vitória do Dallas com facilidade sobre o Oklahoma City, apostou no Mavericks como campeão.
Terça-feira, às 22:00h, com transmissão pela ESPN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário