18 de maio de 2011

Tradições

Franca é considerada a capital do basquete. Situada no interior de São Paulo, a cidade de 330 mil habitantes faz parte da história do esporte, já conquistou 10 títulos brasileiros e viveu os tempos áureos do Brasil bi-campeão mundial. A bandeira da cidade foi modificada em 2007 e a nova versão inclui uma bola de basquete na imagem. Naquele mesmo ano, Franca conquistou o bi-campeonato paulista e chegou à final do Brasileiro, perdendo justamente para o Brasília, que começava sua tradição.

Na Capital Federal, a história do basquete é mais recente, a cidade não possuía um time com destaque no cenário nacional até 2004, quando o Universo/BrB participou do Campeonato Brasileiro. Em 2007 a equipe conquistou o título nacional e, de lá para cá, chegou a todas as finais, vencendo novamente no ano passado. Neste período, ainda somou dois títulos internacionais. Apesar desta sequência de sucessos o clube perdeu o principal patrocinador após a última temporada, porém logo surgiu o interesse do UniCeub, um grupo universitário do Distrito Federal, permitindo que a base do time fosse mantida e garantindo a participação na quinta final consecutiva. Agora o UniCeub/BrB/Brasília terá a oportunidade de trazer o status de capital do basquete para o Distrito Federal.

Mas não se enganem, no duelo deste ano Franca entra como favorito: fez a melhor campanha, ainda não perdeu nenhuma partida nos playoffs e decide em casa, diante de sua fanática torcida, onde perdeu uma única vez este ano. O duelo, no entanto, promete ser bem equilibrado - os dois times têm estatísticas muito semelhantes e jogam um jogo coletivo e de defesa forte. A primeira partida será nesta quinta-feira, no Ginásio Nilson Nelson em Brasília, com transmissáo pelo SporTv2, às 21:00h. Os ingressos já estão à venda.

Desempenho na temporada:

Equipe
Pontos
% 2pts
% 3pts
Lances-livres
Rebotes
Assist.
Roubadas de bola
Erros
Franca
85,8
56,4
35,7
17,7
31,4
17,0
7,5
8,8
Brasília
87,9
56,9
35,8
16,8
34,5
15,9
8,6
10,0

Leia mais sobre o duelo Franca x Brasília:

Nenhum comentário: