24 de maio de 2011

Uma cidade respirando basquete


As filas na bilheteria do ginásio Nilson Nelson permaneceram imensas durante toda a segunda-feira, e continuam do mesmo jeito na manhã de terça. O público que busca os ingressos é bem diverso, jovens, mulheres, homens de terno, famílias, todos enfrentando mais de uma hora de sol pela oportunidade de ver o time de basquete de sua cidade. Os ingressos para as cadeiras já acabaram, e agora resta somente lugares na arquibancada.

O curioso é que o jogo não tem rebido grande atenção da mídia, e nem conta com o endosso do governo local. O gosto pelo basquete por aqui é uma experiência de rede social, cultuada no boca-a-boca. E por isso mesmo parece uma experiência mais genuína. O ginásio hoje estará em polvorosa, todos ansiosos com a possibilidade de participarem da conquista do título.

Este é um jogo que deve ser encarado como de vida ou morte para o Brasília. Uma derrota e a série volta para Franca para o jogo decisivo, com o momento psicológico todo a favor da equipe paulista. E que ninguém espere um placar dilatado, a partida deve ser brigada, tensa e decidida nos minutos finais.

Franca precisará de outra grande atuação de Lewis para conter a presença dominante de Lucas Tischer no garrafão, e de alguém para responder ao poder ofensivo de Guilherme e Alex, principalmente nos minutos finais. Helinho fez este papel no último jogo e teve sucesso.

O Brasília, por sua vez, deve imprimir um ritmo forte no início. Se abrir uma vantagem nos primeiros quartos, o buraco de Franca fica mais profundo, e a torcida vai sair de órbita, empurrando ainda mais o time.

Para quem não está em Brasília, o jogo será transmitido pelo SporTv2, às 21:00h.

Nenhum comentário: